O que são as Plicas Sinoviais do Joelho ?
As plicas são revestimentos sinoviais internos que estão presentes na maioria dos joelhos. Em seu estado normal são finas, quase transparentes e flexíveis.
De acordo com sua localização podem ser classificadas em suprapatelar, mediopatelar, infrapatelar e lateral.
Quando geram sintomas ?
A Síndrome da Plica Sinovial acontece quando sintomas ocorrem devido à sobrecarga, inflamação ou lesão da estrutura.
Quais são os sintomas ?
Os pacientes geralmente mencionam dor ou desconforto anterior no joelho, cliques e sensação de estalos em atividades de carga patelofemoral, como agachamento.
São frequentes os sintomas com o uso excessivo ou atividades pesadas envolvendo flexão e extensão do joelho.
Essas atividades podem incluir subir e descer escadas, agachar ou levantar de uma cadeira após ficar sentado por um longo período de tempo. Além disso, pode ser notada dificuldade em ficar parado por longos períodos de tempo sem ter que mover ou esticar os joelhos.
A hipotrofia dos músculos do quadríceps ou qualquer outro desequilíbrio muscular significativo ao redor do joelho estão associados aos sintomas.
Como é diagnosticado ?
Um dos pontos mais importantes no diagnóstico da Síndrome da Plica Sinovial é obter uma história adequada do paciente.
O exame físico e imagens complementares, principalmente a Ressonância Magnética, são ferramentas que aumentam a chance de diagnóstico.
Os sintomas são muitas vezes clinicamente indistinguíveis de outras condições intra-articulares como : lesão de menisco, lesão de cartilagem, tendinite, transtornos da patela, entre outros.
Essa ambiguidade clínica muitas vezes leva a um atraso no diagnóstico e do tratamento dessa condição.
Tratamento
Evidências sugerem que a Síndrome da Plica Sinovial responde bem a medidas conservadoras gerais, como modificação da atividade, terapia de exercícios e tratamentos sintomáticos para otimização de analgesia.
Os pacientes que não apresentam uma melhora significativa apesar da adesão às medidas conservadoras por um período de tempo razoável devem receber investigação e tratamento adicionais.
Embora Síndrome da Plica Sinovial seja um diagnóstico clínico, a artroscopia do joelho afetado é a melhor maneira dinâmica de confirmar o diagnóstico e realizar a ressecção em caso de aparência patológica ou de impacto significativo durante o movimento.